Bate-papo sobre livros com a Yanna Karlla

Blog - Eventos do mês
- 17/11/2020 14:20:00

Caros leitores,

O texto literário tem um importante papel na construção do pensamento crítico e também no desenvolvimento da imaginação, por isso alguns críticos defendem a literatura como valor fundamental no processo de humanização. É, portanto, a partir desse olhar humanizador, que convidamos vocês a entregarem-se à leitura dos livros “O menino do dedo verde”, de Maurice Duron, e “A pousada intergaláctica – Aliens de Férias”, de Clete Barret Smith.

A construção desses dois universos ficcionais, nada convencionais, proporciona ao leitor muita diversão e reflexão sobre os impactos das imposições sociais, principalmente no período escolar. Sendo assim, Tsitu e Toquinho são personagens que não se encaixam em um modelo de ensino que desvaloriza a diversidade, por isso demostram um sentimento de exclusão, o qual os oprime, mas que, ao mesmo tempo, liberta-os das amarras da racionalidade.

O resultado dessa libertação nos contempla com uma leitura suave, mágica e cheia de esperança. Ao final, facilmente percebemos que apesar das duas narrativas serem distintas, as experiências dos protagonistas se aproximam, pois ambos nos mostram que a transformação da sociedade não acontece apenas com comportamentos grandiosos, mas também com atitudes simples e cotidianas, as quais são, muitas vezes, sufocadas pelo uso da tecnologia.

Desse modo, espero que as aventuras e as vivências de Tsitu e Toquinho despertem, em vocês, a inquietude e o desejo de construir um mundo com mais flores e menos guerra, e também lutar por uma sociedade a qual nossas crianças tenham mais oportunidade de vencer seus medos e mais espaço para assumir suas singularidades.

Confira o bate-papo hoje com a Yanna Karlla e com a Mariposa, dia 17/11 às 19h no zoom.

Fique informado!

+ Posts

Programação do mês de Novembro
Desafio literário do mês de Dezembro
Seleção literária do mês de Dezembro
Desafio literário do mês de Novembro.
Explore o universo dos livros infantis.