Hoje é comprovado cientificamente que, quem lê desde pequeno tem um desenvolvimento intelectual muito maior...

Hoje é comprovado cientificamente que, quem lê desde pequeno tem um desenvolvimento intelectual muito maior...

Postado em:
Blog - Matérias
- 16/10/2020 09:35:49

 

Segundo a autora Stela Greco Loducca, o estímulo da leitura influenciado pelos pais ainda nos primeiros anos de vida da criança repercute tanto na compreensão textual da criança, quanto no seu repertório de vocabulário para se expressar e compreender o mundo e as palavras

A confirmação da sua percepção veio através da leitura feita de um estudo publicado pelo americano James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel da economia por desenvolver métodos de avaliação de ensino na primeira infância. Segundo a pesquisa de Heckman, a etapa entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável, assim, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade. Nesse sentido, o incentivo educacional e à leitura se fazem de suma importância no desenvolvimento do intelecto de, principalmente, crianças em fases iniciais. Stela cita que: “Hoje é comprovado cientificamente que, quem lê desde pequeno tem um desenvolvimento intelectual muito maior, porque a literatura é um instrumento que permite essa sensibilização da consciência e a expansão da capacidade de compreensão da vida de uma forma mais refinada.”    

Stela, que trabalhou por 18 anos como redatora publicitária, e após o nascimento de seu filho Gabriel se voltou para assuntos que diziam respeito ao universo infantil, se deparou com realidades de crianças marginalizadas e que não sabiam ler e escrever, muitas vezes. A autora desenvolveu um projeto social de incentivo a leitura para crianças na Congregação de Santa Cruz, no CCA Bom Jesus, uma comunidade carente localizada no Jaguaré, onde conseguiu constatar os efeitos negativos que a falta de estímulos à leitura pode causar no desenvolvimento intelectual dos pequenos.

Com isso, surgiu a ela a necessidade de democratizar o acesso a leitura e ferramentas que estimulem aspectos cognitivos importantes nas crianças, a fim de colaborar, da melhor forma possível, no desenvolvimento das crianças, com a colaboração e incentivo de seus familiares, uma vez que são esses os maiores exemplos que uma criança pode ter.

Conhecida pela publicação de diversos livros infantis, Stela criou o site O Pequeno Leitor, que tem como propósito a colaboração na qualidade do ensino e aprendizagem dos pequenos leitores. O site é uma plataforma lúdica voltada para a leitura e a prática de atividades, que usa das cores para envolver as crianças e exercitar de maneira simples e interessante sua interpretação de textos, com jogos, histórias e até mesmo a produção literária, como ferramenta para sensibilizar e estimular seus conhecimentos, além de criar um vínculo genuíno com a leitura.

Sua experiência de vida foi extremamente relevante para o desenvolvimento do site e de suas histórias, sendo, em grande parte, inspiradas em suas vivências com seu filho e trabalhos sociais, assim, servindo como inspiração para pais que desejam propor a seus filhos estímulos positivos em seu desenvolvimento. 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Desafio literário do mês de Novembro.
Desafio literário do mês de Novembro.
Explore o universo dos livros infantis.
Explore o universo dos livros infantis.
Programação mês de Outubro
Programação mês de Outubro
Nossa história!
Nossa história!
Desafio literário do mês de Outubro
Desafio literário do mês de Outubro